Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Special Things by Me

Um blog sobre ser mãe, mulher e esposa. Um blog sobre os desafios da maternidade, sobre alimentação especial, um blog sobre tudo e sobre nada.

Special Things by Me

Um blog sobre ser mãe, mulher e esposa. Um blog sobre os desafios da maternidade, sobre alimentação especial, um blog sobre tudo e sobre nada.

Ser professor é tramado

Tenho uma colega/ amiga professora, sempre que falo com ela fico completamente a apanhar navios.. e não é porque ela é mais culta ou tem mais sabedoria do que, nada disso é os termos utilizados para os concursos, é os concursos especiais, é horários zero, é horários de 18 horas, eu sei lá nem metade dos termos eu consigo fixar. 

Ainda este fim de semana ela me disse se algum dia vires que a tua M precisa de acompanhamento especial, trata disso antes do 1º ciclo porque tudo fica mais fácil se tiveres o plano para o 1º Ciclo... e eu plano que plano é esse, o que a professora me dá e ela não... crianças com problemas de atenção, dislexias ou outros tem de levar relatórios de avaliação da entidade xpto que são as melhores a indicar a condição especial de uma criança e assim a escola tem de tomar medidas para acompanhar a criança e até se a lei assim prever ter testes e exames especiais para estas. E eu fiquei tipo parva a olhar para ela. 

Espero nunca vir a precisar disto mas fiquei mesmo a ver navios, tanta coisa que nós pais não sabemos e que os professores sabem sobre estatutos e afins. 

Mas o que tenho mesmo pena nos professores é de todos os anos viverem na incerteza e estarem a espera de um concurso para saberem as suas vidas pós Setembro. E o pior é que só sabem mesmo em cima da aulas começarem e senão depois... para onde vão.... e as férias deles são vividas numa correria de concursos e papeladas e democracias. 

E eu penso e no meio disto tudo como avaliam se o professor tem ou não mérito de poder escolher a sua zona?! De todos os professores com quem falo, dizem sempre o mesmo o concurso não avalia o mérito, mas sim o tempo de carreira e outras coisas burocráticas... e é tudo uma tremenda injustiça para eles e para os nossos filhos, que de ano para ano se vêem como novos professores. 

Acredito piamente que os alunos obteriam melhores resultados se os professores se mantivessem os mesmos pelo menos na questão dos ciclos. Exemplo o 1º ciclo por norma é sempre o mesmo, do 5º ano até ao 6º ano era o mesmo professor de matemática, português e afins... e depois o 7 ao 9º igual e o secundário o professor que os acompanhava no 10º ano era mesmo até ao 12º ano. 

Isto sim dava o a vontade ao professor e aluno porque tinha sido criado laços e os professores sabiam ao certo os pontos fracos e fortes de cada aluno. Assim nesta constante troca de professores um professor chega a meio do ano e é quando começa a conseguir ver os verdadeiros problemas dos alunos e a conhecer as suas potencialidades. 

transferir (2).jpg

 

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.