Passeio a Belém e uns pasteis de nata especiais
Uma semana confinada em casa e a M já estava no auge das suas birras, tudo era motivo para ela ficar em modo de diva...assim quando a sogra disse que ia passear a Belém este Sábado eu e o B dissemos logo que íamos com a M também, visto que a varicela já tinha passado.
Logo me lembrei ora bolas vamos aos pasteis de Belém e a última vez que a M teve em contacto com algo que não podia comer (calhou eu não saber e não ter nada de especial para ela) houve birra e lágrimas porque não entendia o porquê de todos comerem e ela não. Podem me crucificar a vontade, principalmente as mães apologistas do zero açúcar nas crianças. Mas a M de facto esta numa idade que já quer provar tudo e na minha opinião é ridículo estar a comer algo e dizemos que eles não podem, obviamente que vai dar em birras e lágrimas. Claro que se for álcool ou refrigerantes eu não lhe dou a provar e tento distrair com outra coisa.
Então assim surge novamente uma ida a net a procura de pasteis de nata veganos... surpresas poucas receitas e ingredientes estranhos na sua maioria. Eu decido fazer a receita original tirar os ovos e substituir produtos por leite e natas de soja... o resultado divinal, aprovado por todos.... e não ficam nada atrás dos originais. Por isso só pergunto ovos para que?!
Pasteis de Nata sem ovos
Ingredientes:
Massa folhada (1 a 2 embalagens eu comprei uma sem ovo e sem vestígios de ovo)
1 pacotes de natas de soja da alpro especial para bater
250 ml de leite de soja de baunilha
1 pau de canela
100 gr de açúcar mascavado (podem por menos)
50 gr de farinha
1 casca de limão (parte amarela)
Colocar as natas, o leite, o açúcar e a farinha e misturar tudo na velocidade 4 durante 10 seg.
Colocar o limão e o pão de canela e colocar a borboleta da bimby e programar 18min na temp. 90ºc velocidade 1,5.
Ligar o forno a 200ºc, preparar a massa folhada e forrar as formas (eu não tinha umas adequadas aos pasteis de nata e aconselho a arranjar).
Fim do tempo tirar o pau de canela e a casca de limão e verter o recheio nas formas, atenção não encher demasiado porque durante a cozedura o recheio tende a subir.
Vai ao forno durante 20 minutos e depois é só esperar para comer que é a parte mais difícil.
Enjoy