Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Special Things by Me

Um blog sobre ser mãe, mulher e esposa. Um blog sobre os desafios da maternidade, sobre alimentação especial, um blog sobre tudo e sobre nada.

Special Things by Me

Um blog sobre ser mãe, mulher e esposa. Um blog sobre os desafios da maternidade, sobre alimentação especial, um blog sobre tudo e sobre nada.

Como preparar as crianças para uma sessão fotográfica?

 

imagem 1.jpg

 

Uma das coisas que a maternidade trouxe para a minha vida foi a experiência de viver certas situações de forma diferente, porque, sendo mãe, as minhas prioridades e o meu foco alteraram-se completamente. A rotina diária já não é o que era (imaginem agora como são as minhas idas ao supermercado!) e toda a minha vida deu uma volta de 180 graus…para melhor! De facto, os filhos são o melhor que podemos ter na vida e revolucionam-na de uma forma impressionante!

Há muito tempo que quero fazer uma sessão fotográfica em Lisboa com a M, mas de facto o tempo foi passando e já não é um bebé, mas sim uma menina cheia de personalidade, que quando tirada do seu meio ambiente e rotinas pode acontecer o drama, é só relembrar os Açores que tenho adiado. Imaginado que os vossos reguilas são como a minha e fazem-se de tímidos e difíceis na hora dos flashes com estranhos (principalmente naqueles grandes eventos, como os casamentos e os baptizados) aqui transmito uns truques que um fotógrafo me ensinou:

 

  1. Distraí-las com algo: Quando as crianças estão muito irrequietas e aborrecidas, o que acontece imensas vezes, então uma boa solução é distraí-las com alguma coisa, por exemplo, com um brinquedo, com um peluche, ou até com um animal. Se for o favorito delas, melhor ainda. Assim, já se conseguem acalmar e já lhes podemos tirar as fotografias que tanto queremos.

 

imagem 3 (1).jpg

 

  1. Deixá-las vestir uma roupa que gostem muito: Nem sempre é fácil, especialmente nas alturas das grandes festas de família, arranjar a roupa ideal para os pequenos. Quer dizer, ideal até pode ser, mas só aos nossos olhos. Uma coisa que tenho reparado é que as crianças começam a mostrar a sua personalidade muito cedo, nomeadamente no que diz respeito à roupa. Às vezes, parece até que exigem usar isto ou aquilo, e, quando nos parece uma escolha descabida, lá temos nós que fazer os papéis de vilãs! Por isso, conhecendo bem este drama familiar do dia-a-dia, concordo que, em determinadas alturas, elas possam opinar sobre a sua roupa. Até porque, estando satisfeitas com aquilo que vestem, mais vaidosas se sentem, logo, mais motivação têm para se divertirem em frente das câmaras, fazendo caretas e os seus maravilhosos sorrisos. Por isso o truque mesmo é seleccionar dois ou três conjuntos de roupa e deixar eles escolher a que gostam mais, agradando a mãe e a eles ao mesmo tempo. E levem sempre mais roupa para o caso de se sujarem (o que vai sempre acontecer).

 

  1. Prometer-lhes uma recompensa: Sim, isso mesmo, foi exactamente isto que disse o fotógrafo. No início não concordei, mas, depois de pensar um bocado, percebi que ele tem toda a razão. Quando as crianças são mesmo muito reguilas e mostram um comportamento temperamental, podemos optar por lhes prometer uma pequena recompensa no final. Por exemplo, um doce, um chocolate, ou mesmo qualquer coisa mais divertida, como um passeio onde elas gostem, uma tarde no cinema, etc. Eu não era muito apologista deste tipo de educação (e já usei este truque para terminar birras embaraçosas), mas, verdade seja dita, nós conseguimos ser muito “chatinhas” com eles quando andamos com a máquina fotográfica na mão, por isso, acho que, de vez em quando, até merecem um miminho destes!

 

imagem 2.jpg

 

 

 

 

 

 

Bem, só vos digo, com estas dicas, qualquer mãe está mais do que apta para domar as suas pequenas feras numa qualquer sessão fotográfica! Eu, pelo menos, já estou! 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte das imagens: Pinterest

 

 

 

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.