Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Special Things by Me

Um blog sobre ser mãe, mulher e esposa. Um blog sobre os desafios da maternidade, sobre alimentação especial, um blog sobre tudo e sobre nada.

Special Things by Me

Um blog sobre ser mãe, mulher e esposa. Um blog sobre os desafios da maternidade, sobre alimentação especial, um blog sobre tudo e sobre nada.

Banana Bread ou bolo de banana...

Nas minhas pesquisas de soluções de pequeno almoço alternativas para a M (para não dar sempre papa e iogurtes) e visto que mães com filhos com alergias alimentares ao ovo e ao leite, tem uma enorme dificuldade em comprar aquelas alternativas fáceis para os dias mais complicados. De certo mães de Portugal se olharem para a vossa despensa, tem sempre pão de leite, croissant, manhanzitos, bolicau, queques para levarem para a escola já em saquetas individuais e afins.... um mundo repleto de opções (talvez não tão saudáveis) para aqueles dias que temos menos tempo. 

Pois mas mães com filhos com alergias não tem essas opções ou se as tem é a um preço proibitivo. Então pus-me a pesquisar primeiro em pão de leite ver se encontrava alguma receita para não ter de ser eu a pioneira... mas o que me deparei logo foi no Banana Bread e eu pensei ora aqui esta uma opção que pondo pouco açúcar me parece boa para toda a família. 

O problema é que todas as receitas que via levavam coisas um pouco complicadas que eu não tinha, como sementes de chia para substituir o ovo.

Então pus-me a pensar e a pensar, e pensei então se a banana substitui o ovo pode ser que resulte se eu usar uma receita banal e alterar eu. Mas a noite antes de ir fazer o tal bolo ou pão, fiz nova pesquisa na net e encontrei aqui o que eu queria. Confesso que fiquei séptica ao ver que nem leite vegetal levava... mas o resultado ui o resultado, meio bolo voou ontem a noite ainda morno... e a M hoje de manhã adorou depois do leitinho o seu banana bread. 

 

10933791_1552243071698073_3480486207490250419_n.jp

 

Ingredientes (1 forma bolo inglês)

2 bananas médias (150 gramas) mas podem usar até 4 bananas (300gr)

110 gr de açúcar amarelo (podem por menos se as bananas estiverem muito maduras)

125 ml de óleo vegetal

1 colher de chá de canela

1 colher de chá de essência de baunilha

180 gr de farinha

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de fermento em pó

1 pitade de sal

 

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180º e untar uma forma de bolo inglês.

Colocar as bananas na bimby juntamente com o açúcar e programar 15 seg velocidade 4 (triturar as bananas e o açúcar com varinha mágica). Adicionar o óleo e programar 15 seg velocidade 5 (utilizar a varinha). Depois introduzir a canela e a essência de baunilha e misturar um pouco, adicionar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal e misturar 30 seg na velocidade 4 (ter atenção antes de puxar a farinha das paredes do copo antes de colocar a trabalhar). Quem não tem bimby pode misturar com uma colher de pau.

Colocar a mistura na forma e levar a 180º durante 30 minutos ou até o palito sair seco.

 

O meu ficou mais escuro do que do site original, porque estava com tonturas e esqueci-me de por o temporizador e acho que ficou um pouco de tempo a mais. Mas estava delicioso. 

 

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.