Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Special Things by Me

Um blog sobre ser mãe, mulher e esposa. Um blog sobre os desafios da maternidade, sobre alimentação especial, um blog sobre tudo e sobre nada.

Special Things by Me

Um blog sobre ser mãe, mulher e esposa. Um blog sobre os desafios da maternidade, sobre alimentação especial, um blog sobre tudo e sobre nada.

almôndegas especiais

Para começar indicar que a consulta de ontem não se realizou a pediatra continuava doente por isso pedi para passar as análises e assim vou lá quando estas estiverem prontas. O que deverá ser para a semana.

Bom agora as almôndegas especiais. Fui aproveitar a promoção da carne de bovino do continente e pensei em fazer almôndegas. Mas as receitas que tenho têm ovo para fazer a ligação da carne evitando que a bola se desmanche na cozedura e assim a M já não podia comer. Pois que inventei lembrei-me que nos programas de culinária fazem muitos hambúrgueres caseiros e não põem ovo. Logo foi isso que fiz.

 

Ingredientes:

Preparado para fazer as almôndegas

500gr de vaca picada (pode ser mais ou menos quantidade)

1 caldo de carne de galinha (atenção este produto diz no rótulo vestígios de leite e ovo, a minha M não tem problemas em comer este tipo de alimentos, mas indico sempre que cada caso é um caso)

Mistura de especiarias (orégãos, salsa picada, tomilho)

Metade de uma cebola

2 dentes de alho picados.

4 colheres de farinha

Molho

100gr de vinho branco 

3 colheres de sopa de polpa de tomate

1 pitada de sal e uma pitada de açúcar

Restante cebola 

1lt de água.

 

Preparação:

Eu fiz tudo praticamente na bimby, como tem a opção a vapor preferi cozinhar as almôndegas na varoma e no copo com molho a massa. A parte acompanhei com um legumes a vapor que vão ao microondas. 

Pica-se a cebola juntamente com o alho e o caldo de carne (podem fazer a mão ou numa 1-2-3) 15 seg velocidade 5. Retirar para um recipiente com a carne e adicionar a mistura de especiarias a gosto e a farinha. Misturar tudo bem misturado e moldar as almôndegas. 

Para quem tem bimby coloque as mesmas na varoma. Para quem não tem sugiro que pressione muito bem as mesmas ao fazer as bolas e tentar manusear o menos possível numa frigideira com um pouco de azeite ou manteiga de soja ou margarina da alpro (tudo porque as outras tem soro de leite)

CYMERA_20150107_201441.jpg

 

No copo da bimby coloque a restante cebola, o vinho, a polpa de tomate e triture tudo durante 15 seg. na velocidade 5. Adicione a água e uma pitada de sal e de açúcar e uma pitada de azeite (como cozinho para uma bebé de 14 meses tento cozinhar sem refogados nem com recurso a muito sal). Programo 15 min. temp. varoma velocidade 1. Adiciono massa, foi mesmo a olho, e programo mais 15 min temperatura varoma velocidade colher inversa. 

CYMERA_20150107_210107.jpg

 

No final ficou um prato muito saboroso e saudável, as almôndegas mantiveram-se moldadas, o marido disse apenas faltar sal, mas como era uma refeição para ser partilhada pela pequena reduzi no sal. E pronto dá um pouco de trabalho do que abrir simplesmente uma embalagem pré-preparada de almôndegas, mas assim temos a garantia do que adicionamos ser permitido na alimentação dos nossos meninos especiais.