Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Special Things by Me

Um blog sobre ser mãe, mulher e esposa. Um blog sobre os desafios da maternidade, sobre alimentação especial, um blog sobre tudo e sobre nada.

Special Things by Me

Um blog sobre ser mãe, mulher e esposa. Um blog sobre os desafios da maternidade, sobre alimentação especial, um blog sobre tudo e sobre nada.

Opinião. Ensino escolar

Li esta opinião aqui (https://www.publico.pt/sociedade/noticia/as-escolas-publicas-rejeitam-alunos-1743168?page=2#/follow), de que na escolas públicas rejeitam os alunos. Esperava eu ler sobre crianças com deficiências e afins, que é do conhecimento geral de que existem poucas escolas capacitadas para as receber. Livre um pai carenciado ter um filho, cego, mudo ou surdo… ou com trissomia 21. Mas do que o autor se queixa é de crianças com insucesso escolar, crianças não adolescentes problemáticos, que já chumbaram as vezes o mesmo ano 4 vezes. E que vem o seu acesso escolar negado nas ditas escolas públicas limpas, vendo se renegados para as sujas, as dos guetos, dos bairros sociais. Primeiro, sempre discordei de bairros sociais, juntar pessoas com problemas sociais, todas no mesmo sítio só resulta em descriminação, sou a favor de as ajudar, e integrar numa sociedade justa, sem rótulos, para que os seus filhos possam crescer sem o logotípo de gente do “bairro X”... e como vários estudos indicam nós somos ovelhas de um rebanho e tendemos a fazer o que a maioria faz ou o que os nossos ídolos fazem. Agora lamento, não me venham como o autor dizer que estes adolescentes só querem mais um oportunidade porque se querem matricular de novo, errado e isso é viver no país da Alice ou do Peter Pan, questione esses jovens e eles respondem que se matriculam porque são forçados, são menores de idade logo são forçados pelas “entidades sociais” a se matricularem. O ensino é obrigatório até aos 18 anos e até ao 12 ano. O que do meu ponto de vista é rídiculo, nem todos estão vocacionados a estudar e forçar não adianta de nada, só os faz revoltar e perturbar o professor e colegas, e levando com eles alguns alunos medianos que os olham como ídolos. Para mim em vez de escolas “limpas” e outras “sujas” haveria a escola com o curriculum normal a que dava a entrada ao ensino superior e a escola profissional, a começar bem cedo desde o 7º ano, vão me dizer que já existem, claro que sim se completares o 9º ano ou só te faltar o dito 9º ano. Caso contrário ficas no ensino regular anos a fio até que os professores se passem ou sejam obrigados a passar o dito mau aluno só para que ele possa no futuro ir para essa dita escola. O ensino em Portugal é cego, rijo que nem uma estaca, apelam ao não chumbo, mas também demoram tempo a referenciar uma criança com dificuldades de ensino… uma criança que tem dificuldades de aprendizagem ao estar numa escola dita normal, nem sempre lhe faz bem, pode não se sentir excluída porque anda na mesma escola, mas sempre que lhe fazem uma pergunta ou pedem para ir ao quadro e este não sabe responder ou troca tudo, garanto que aí meus amigos é que começa a exclusão e a revolta. E eu conheço muitos pais que são eles do seu bolso, que tem de levar os seus pequenos filhos de 8 e 9 anos, a explicadores e a psicólogos educacionais para dar a volta a pequenos problemas, desleixas, dificuldades de concentração e afins...E eu falo por experiência própria, demorei tempo a conseguir aprender a ler, no 1º ano era má aluna, no 2º ano apanhei uma nova professora que me diagnosticou aos meus pais com dislexia e eu tinha aulas particulares com ela todos os dias… graças a referenciação precoce superei os ligeiros problemas de leitura e escrita… mas recordo-me no 4º ano ter apanhado uma professora que não sabia o que era dislexia e eu sentir-me gozada a força toda pelos meus colegas e pela professora porque trocava letras no quadro ou em testes (situações de stress)... E para mim lamento conheço uma situação de perto a criança entrou no ensino regular, muitas dificuldades no primeiro ano, na minha opinião não sabia o suficiente para transitar, foi para o segundo e só teve uma positiva a estudo do meio, foi para o terceiro e não teve nenhuma positiva e finalmente a chumbam. Uma criança que se for preciso só escreve o nome dela num teste e não consegue responder a mais nada, seja por bloqueio ou não. O apoio dado pela escola foi o dito estudo acompanhado, e só agora com 8 anos fez testes pela psicologa educacional e esta a espera de uma consulta de psicologia de desenvolvimento no hospital. O inicio do ano escolar está aí, os pais são pouco interessados, poucos estudos, e tudo se resolve… até a duas semanas a dita criança ainda não tinha feito os trabalhos de férias, quando eu realcei que era importante uma ficha diária para a manter focada e concentrada…. pois que futuro esperam que ela tenha…. e quem diz esta diz muitos outros… que de se sentirem tão inadaptados a escolas tornam-se naqueles adolescentes que ninguém quer…. e não culpem os pais das escolas limpas por tirarem os seus filhos das escolas sujas, eu como mãe morro de medo das más companhias. Culpem o ensino e os apoios dados.

1 comentário

Comentar post